segunda-feira, abril 16, 2007

Como passar na prova da OAB

Saiu hoje o resultado da primeira fase da prova da OAB para a maioria dos estados da federação, como marinheiro de primeira viagem no exame até que fui bem (bem mal diriam alguns pra sacanear), mas não logrei êxito em almejar o acerto em 50% da prova. Talvez por descuido, um leve relaxamento nas horas que eram pra estudo, ou seja, um conjunto de fatores me levou a não conseguir entrar de primeira (sem trocadilho, claro).

Mas para os que assim como eu estão também na labuta nessa via crucis que é o exame de ordem aí vão algumas dicas deste que escreve:

  1. Prefira os manuais resumidos e específicos para a prova ao invés das bíblias que a gente pega na faculdade. Não por questão de preguiça mental por ler o livro menor, mas porque o tempo de preparação é muito curto, os manuais enormes da faculdade servirão para os concursos sérios que porventura você deseja fazer (magistratura, Ministério Público, etc...)
  2. Estude primeiramente os assuntos que você viu mais recentemente (matérias do 4°, 5°ano) para depois os assuntos/matérias que você estudou no início do curso (para quem já se formou é melhor começar com Proc. Civil, Proc. do trabalho por exemplo para depois ir por exemplo estudar a parte geral do Direito Civil e Penal).
  3. Estude/decore o máximo que você puder da legislação que consta no edital, não adianta cara amarrada, chororô. A maior parte das questões do exame parte da legislação e não da doutrina, ou seja, por mais anti pedagógico e absurdo que isso possa parecer, é melhor você DECORAR o art. 5° da nossa Constituição do que ao invés disso procurar estudar os direitos fundamentais em autores consagrados como Alexandre de Morais, Celso Ribeiro Bastos, etc...
  4. Se sobrou alguma grana no fim do mês ou se dá para apertar o cinto procure cursinhos preparatórios para o exame, existem vários já consagrados por todo o Brasil por suas aulas serem via-satélite para todo o território nacional, os que conheço são: Damásio, CPC, IELF, Praetorium.
Bom, essas foram algumas dicas minhas pra quem pretende fazer o Exame da OAB, boa sorte ;)

Ps: Pra quem ficou curioso sobre quantas questões acertei aí vai uma dica que foi dita pelo meu pai horas atrás: "Nossa, ficaste só por 6? Não esquenta, em agosto a gente tá comemorando a tua aprovação."
*Apoio dos pais nessas horas é o que mais importa.
Até outro post, abraços

9 indivíduo(s) discutindo isso.:

Giovani Batista Lopes disse...

E ai cara blz! Sou como vc estou no quinto ano estudando, to pegando firme, tenho um blogspost tb, mas uso para outras coisas, boas dicas que vc diz, boa sorte ai na carreira, obrigado por compartilhar a informação. Abs giovani

ALINE ALVES disse...

Olá, parabéns pelas palavras, por compartilhar sua experiencia, e de grande valia as dicas.
Sabe, vc tem toda a razão, o exame de ordem realmente é "decoreba" da legislação!
Desejo a vc toda a sorte, q Deus ilumine vc no momento de duvidas, e me ajude tbm...rsrsrs
Obrigada

Anônimo disse...

Cara!!!
Estedei e deu certo !!! espero que outras pessoas um pouco que vc indicou....outra coisa testes de outras provs e otimo dar uma olhada

Jones - Salvador-BA disse...

Jones Salvador-BA,

Um advogado me disse que para passar no exame da OAB, não tem segredo. É preciso dedicação e sobretudo disciplina para estudar. Prefiram livros de perguntas e respostas,resumos e legislação. Na primeira fase do exame, as perguntas são OBJETIVAS e não interpretativas, não esqueçam disso, treinem estas questões. Boa sorte para todos.

Anônimo disse...

Oi. Espero que as coisas tenham dado certo pra vc. Seu texto é legal, vc ajudou muita gente com ele. Exame da oab é de fato uma fase muito difícil.

Anônimo disse...

me desespero por saber e não conseguir lograr exito na prova 1 ª fase mas o importante é acredittarmos no potencial mesmo com resultados negativos, pois acreditar é ter força para superar barreiras e pontuar as questões que nos afligem. Força temos que ter e receber, mas afinal vamos enfrentar a batalha sempre. Herói é aquele que na batalha jamais desiste.

Anônimo disse...

É velho meu primeio exame foi em 2000, fiquei por 1 questão, ou seja, acertei 49! No segundo exame fiquei por 2... Valeu pelas dicas.

Michele disse...

Pois, fiz o exame 2009/3 e fiquei por uma, fiz 49, acho que é pior que ter feito 40, pois saber que se enforcou por uma só, é uma M.....tu pensa porque não estudei um pouquinho mais, agora vo fazer a proxima daqui 4 dias....e vamos ver oque vai dar.

Fabiane Gomes disse...

Adorei o Post e também estou na luta contra a OAB ... segue meu Blog, estou pensando em colocar algumas dicas legais!!
Bjãooo
http://ifaby.blogspot.com