quarta-feira, abril 25, 2007

Uma obra de arte chamada SGT. Peppers.


1 de Junho de 1967, até essa data achava-se que tudo o que se podia criar quando o assunto era rock estava esgotado, os Stones já não sabiam mais o que criar, mas nem a mãe Diná da época( tinha que estragar o post com essa comparação ridícula =/ ) poderia profetizar o que estaria por vir apartir dessa data, sim meus amigos, em 1º de junho de 67 o mundo conheceria o que na minha hulmilde opinião seria a maior obra de arte do século XX.

A obra de arte com que me refiro é o disco Sgt. Pepper`s Lonely Hearts Club Band do quarteto de Liverpol mais conhecido como The Beatles. Cansados de toda aquelas obrigações de fazer shows em qualquer cantão dos EUA e achando que suas apresentações ao vivo estavam se tornando cada vez piores o quarteto resolveu que iria se desligar um pouco desta rotina que estava acabando com a qualidade e a criatividade do grupo.

Após o Show em São Franciso (última apresentação comercial da banda) cada um resolveu ir pra um canto do mundo, Jonh para a Espanha, ringo foi ao encontro de sua família, George para a Índia e Paul para Londres, foi aí que os jornais começaram a dizer que o fim das turnês mais o afastamento do grupo estaria acontecendo o fim da banda.Pura tolice, Sgt. Peppers foi lançado nessa data vendendo em menos de uma semana 250 mil exemplares.

Gênese do movimento Hippie o disco começou com uma música do mesmo nome do disco que Paul compusera, a música falava de uma banda imaginária liderada por um tal de Billy Sheers, foi aí que Paul teve uma idéia, porque não garvar um disco como se fosse a própria banda iaginária que estivesse tocando?

As máquinas de 4 canais do estúdio não conseguiram receber tantas músicas tamanha era a criatividae deles. O disco foi uma das últimas parcerias da dupla Jonh-Paul antes do término da banda.

Para terminar com chave de ouro o disco, para terminar a última música do disco foi chamada uma orquestra de 41 músicos que só tinham uma instrução:tocar as notas mais baixas e altas que conseguiam tocar, de resto era cada um por si, só ouvindo mesmo essa parte é que vocês vão perceber do que estou dizendo, a crítica da época compara esse som como de um sarcófago sendo fechado.

Mas para os rapazes isso ainda não era o suficiente, após a orquestra ouve-se um monte de palavreado de trás pra frente que a minha tia classificou como coisa do Diabo e também uma nota na frequência de 20 mil hertz, audível apenas para cães, ainda não perguntei pra nenhum cachorro se essa parte faz referência ao Coisa ruim.

0 indivíduo(s) discutindo isso.: